Wayfinding - Por que você precisa?

Plaza Sul Shopping (SP)
Com os avanços tecnológicos a interação entre as pessoas mudou bastante na hora de pensar no que investir para atrair ainda mais a atenção do cliente. Hoje, um fator importante é a existência de modelos que permitem às empresas maximizar o retorno do investimento e estratégias efetivas de comunicação para melhorar a experiência do cliente e fortalecer a imagem da marca.
O Wayfinding - elementos visuais, auditivos os táteis que orientam de maneira clara e segura as pessoas a transitarem dentro de determinados espaços - é um exemplo de estratégia projetada para trazer uma experiência desejável.
Os grandes shopping centers precisam garantir que o fluxo de usuários ocorra de forma eficiente, a fim de que eles ao saírem dali levem uma lembrança positiva do local. Ou seja, uma imagem fortalecida da marca.

Plaza Sul Shopping (SP)
Elaborar uma estratégia de wayfinding é dar consistência à marca para que se destaque no mercado. É deixar claro de que a marca entende as necessidades do público-alvo, ao se comunicar de maneira eficiente.

Union Square (RJ)
Aliás, um dos pontos principais de um projeto de wayfinding chama-se: comportamento humano. É preciso ter noção se há informação suficiente ou excesso de informação, se ela é clara e se está dentro daquilo que supostamente o público é capaz de armazenar.
Não basta apenas ter uma orientação bem planejada, mas sim adequá-la a um sistema de sinalização de qualidade. Empreendimentos que desejam demonstrar seu compromisso com os usuários estão implementando sistemas de sinalização ambiental de qualidade e sólidas estratégias de orientação como parte essencial de seu de branding.
Enfim, o wayfinding é uma ferramenta vital em ambientes por onde sua marca circula e na construção da imagem de marcas destinadas ao sucesso.