As cores na sinalização e seus significados

Capazes de influenciar sentimentos e emoções as cores têm um impacto permanente no dia a dia das pessoas. O branco, por exemplo, é uma unanimidade para transmitir a ideia de limpeza dentre outras sensações. Já uma paleta de cores quentes é a escolha ideal para abrir o apetite em restaurantes e despertar o lado compulsivo das pessoas nos fast foods.

Nas placas de sinalização, as cores exercem um papel fundamental para informar e garantir uma orientação segura, fácil e rápida, como veremos nas descrições abaixo.



Verde

Utilizada para indicar orientação e salvamento, como rotas de fuga, saída de emergência, existência de escadas e elevadores, porta corta-fogo, entre outras. É também utilizada para identificar canalizações de água; caixas de equipamento de socorro de urgência; caixas contendo máscaras contra gases; chuveiros de segurança; macas; lava-olhos; dispositivos de segurança; mangueiras de oxigênio, etc.



Vermelha

Reconhecida universalmente como um sinal de alerta. É empregada para apontar proibição ou distinguir equipamentos de combate a incêndio, com extintores, alarmes, bombas, mangueiras, manta antichama, etc.

Não deve ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa alerta).

Também indica proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via exigindo que os motoristas tenham atenção redobrada. Em caso de descumprimento das mensagens, o motorista fica sujeito a multas.



Amarela

Alerta sobre locais; por exemplo, avisar os motoristas e pedestres sobre condições perigosas pelo caminho. Sinaliza locais onde as pessoas possam bater contra, tropeçar, etc. ou ainda em equipamentos que se desloquem como os veículos industriais. Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.



Azul

Indica cuidado e uma ação obrigatória, como o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Exemplo: "Use máscara", e equipamentos que deverão permanecer fora de serviço.

Rosa

Chamar a atenção para espaços destinados a gestantes e pessoas com criança de colo.



Laranja

Usada também para chamar a atenção e alertar sobre algum evento incomum na pista.



Outras placas também muito comuns na sinalização viária:


Verde e marrom

As marrons horizontais com ilustrações e letras em branco informam sobre atrativos turísticos. As verticais na mesma cor se referem aos sentidos das pistas para chegar até o local turístico.


Verde e branco

Indicam saídas das vias, as direções possíveis e as distâncias até outra cidade.


Cinza

Por último, mas não menos importante estão as placas na cor cinza claro que destacam mensagens educativas, como “verifique os freios” ou “use freio motor”.


Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts