Por dentro de um manual de sinalização

Comece bem seus projetos.




Saber como começar um projeto de design e o que fazer em cada etapa, melhor dizendo, da estimativa e definição do escopo à alocação de recursos, é uma condição fundamental para que a comunicação visual faça toda a diferença no sucesso de um negócio.


É preciso estar atento a todas as tarefas que podem afetar o desenvolvimento do seu projeto. Daí a importância de um manual de sinalização.


Basicamente, esse tipo de guia define os elementos básicos do projeto com mais detalhes (logotipos, cores, diretrizes e outros documentos ), além de padronizar todas as etapas de execução. Esta documentação é um instrumento de informação, trabalho e orientação que permite que os designers envolvidos trabalhem com muito mais eficiência, uma vez que as condições estruturais já estão definidas.



Um manual de sinalização pode variar em termos de escopo, ou melhor, quanto maior for a empresa e mais elaborado for o mapeamento mais extenso será o manual.


Vale ressaltar que a elaboração de um manual dará o suporte para falar da maneira certa e usar os elementos visuais que geram um reconhecimento e associação instantâneos. Para isso, precisa constar de:


* Informações sobre o logotipo (dimensões, espaço de proteção, aplicações permitidas);


* conceito de cor;


* conceito de fonte;


* especificações de layout;


* detalhamento de fixação;


* detalhamento construtivo;


* classificação de materiais;


* medidas;


* referências tipográficas.



Elaborar um manual de sinalização claro e preciso é uma das melhores coisas que se pode fazer ao iniciar um projeto e extremamente importante para saber como agir em cada etapa de execução.

Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts