Sinalização para uma cultura pró-envelhecimento

Prata da casa. Uma semana emblemática para população idosa do Brasil. Na segunda-feira passada (27) foi comemorado o Dia Nacional do Idoso e amanhã, dia 1º de outubro, será a vez de celebrar o Dia Internacional do Idoso.



Dentre as grandes conquistas da segunda metade do século XX viver mais é, sem dúvida, uma das mais importantes. Aliás, envelhecer é uma das características que marca o início do novo século.


Mas o que isso teria a ver de fato com design de sinalização? Muito. Principalmente, no que diz respeito ao impacto que a construção de uma informação visual gera no comportamento das pessoas ao transmitir uma mensagem .


Um exemplo é o pictograma de prioridade para pessoas idosas em placas de sinalização. De imediato, a imagem remete a alguém com algum tipo de problema de saúde, por estar curvada e apoiada em uma bengala . Nada contra a quaisquer tipos de dispositivos de auxílio à marcha, mas o perfil do idoso atual é outro. Hoje, é possível envelhecer com saúde e permanecer economicamente ativo, seja como colaboradores e e/ou consumidor.


Design +60 anos. Antes de esboçarmos o primeiro traço na elaboração de um projeto de design sinalização para terceira idade, a rigor analisamos o comportamento e os hábitos dos idosos, para definir quais materiais e técnicas mais adequados; o tipo e o tamanho da tipografia, a fim de facilitar a leitura; a escolha da cor e, por fim, quais elementos gráficos indicados para melhorar a experiência desse público dentro do mall. Aliás, seria um erro não dar relevância a esses detalhes, uma vez que com o crescimento desse novo público-alvo, haverá também aumento de consumidores .


O design de sinalização voltado a usuários acima de 60 anos exige criatividade para sugerir soluções inovadoras capazes de gerar benefícios não só em âmbito individual, mas também nas esferas socioeconômica e cultural.




Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts