Wayfinding nos negócios
Encontrar um caminho dentro de um espaço desconhecido nem sempre é uma experiência fácil para os usuários, especialmente quando eles não conseguem se localizar em um determinado local. Não é de hoje que a maioria dos #shoppingcenters procura evitar esse tipo de situação constrangedora, investindo na organização do #espaçointerno como uma forma de valorizar a #marca de seu #empreendimento.
Há uma frase do escritor e economista americano Thomas J. Peters , considerado o papa da #gestão, que diz: "você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão."
Imagine uma pessoa visitando um #shopping pela primeira vez. É essa experiência que irá determinar o sucesso do empreendimento. O segredo é fazê-la sentir-se importante. Para isso, cada detalhe do #projetodewayfinding deve estar alinhado ao #conceito adotado pelo #centrodecompras.
Elaborar uma #estratégiadewayfinding que ajude um #usuario a encontrar um caminho ou traçar uma #rota, exige que o #designer se coloque no lugar do outro, para imaginar como tornar o fluxo dentro do #mall mais confortável e pensar na #funcionalidade dos #elementosdesinalização, sem que haja prejuízo para as lojas.
Seja para algo específico, ou apenas para momentos de lazer há informações que precisam estar bem claras como: localização de #sanitários, #entrada, #saídas (normal e #deemergência), #estacionamento, #praçadealimentação, #cinemas, #espaçoinfantil e #lojas.
Ao instalar elementos de sinalização, você assegura que os #clientes irão acessar espaços com #segurança, #conforto, além de favorecer que os funcionários desempenhem melhor suas tarefas, já que eles não terão que ajudar constantemente as pessoas a encontrarem caminhos.
Commenti