FESTIVAL: CANNES LIONS 2016
Gran Prix de Design em Cannes Lion 2016
Foi acirrada a disputa pelo primeiro lugar do Gran Prix de Design em Cannes Lion 2016 (Festival Internacional de Criatividade), um “must” para profissionais que trabalham com comunicação da marca. O vencedor foi o projeto “Life is Electric” desenvolvido pela Dentsu Tokio (só podia!) para a Panasonic.
A ideia foi demonstrar o valor da eletricidade carregando 300 pilhas usando pessoas em suas atividades cotidianas, tipo: crianças brincando em um carrossel ou correndo, mulher costurando, cheerleaders treinando, um homem fazendo musculação, um barman preparando cocktail, entre outras ações, para posteriormente a Panasonic comercializá-las online.
“Com este GP queremos mandar uma mensagem de até onde e o que o design pode e deve fazer”.
(Tristan Macherel, presidente do Júri)
Assista o vídeo:
Os "300" da Panasonic:
As embalagens das pilhas são uma coleção de 300 artes diferentes. Cada uma ilustrada com uma forma de gerar energia.
É design gráfico ou não?
Opinões divergiram sobre a premiação, mas Tristan Macherel foi categórico.
“O Projeto conseguiu usar o poder do design para mudar a percepção de um produto que se tornou uma “Commodity”. Ele tem “story telling” em cada ponto. Ele cria uma ponte entre o mundo digitais e o mundo analógico. Teremos um desafio nos próximos anos [como designers] entrando nas novas tecnologias, mas sem esquecer a maneira tradicional de fazer design. Esta peça específica conseguiu combinar essas coisas juntas com tanta esperteza e um “craft” tão belo. Ele preenche todos os requisitos do que acreditamos que um projeto deve ser hoje.”
E você?