top of page

Materiais adequados para sinalização ambiental

Vento, chuva e tempestades. Elementos de sinalização em áreas externas ficam inexoravelmente expostos à mudanças de tempo. Portanto, a escolha de materiais para evitar corrosão ou degradação tem que ser muito bem pensada.


Projeto de sinalização Pão de Açúcar

Um dos materiais mais econômicos é aço carbono. O material possui a estrutura interna galvanizada que, além de um bom custo-benefício, oferece uma ótima durabilidade.

O alumínio bruto é um metal que oxida muito rapidamente; a vantagem sobre o aço é que esta camada de óxido protege o metal por baixo e é muito mais dura do que o material de base. Quanto mais espessa a camada de óxido, mais protegido é o alumínio.


o alumínio pode ser pintado, mas as cores também podem ser introduzidas durante o processo de anodização através da utilização de corantes orgânicos. Estes produzem cores brilhantes e vivas, mas podem ser afetados pelos raios UV.


Um dos materiais mais estáveis para uso em sinalização é o aço inoxidável. Os dois tipos mais usados são: ANSI 304 e 316. O 304 é ligeiramente mais barato que o 316, mas tem uma resistência ligeiramente menor à corrosão.


Se a sinalização for instalada próximo ao mar, é recomendável que o 316 seja usado para minimizar as chances de corrosão.


Plásticos resistentes aos raios UV, tais como acrílico e policarbonato, podem ser cortados e moldados para produzir superfícies curvas e abauladas, bem como permitir que os elementos de sinalização sejam iluminados.


Gráficos de vinil de longa duração podem ser facilmente aplicados à superfície externa dos elementos de sinalização.


Vidro é um material muito resistente, durável e usado principalmente para proteger as principais informações em elementos de sinalização.


A madeira plástica Ecowood, proveniente de resíduos plásticos oriundos de pós-consumo e ou aparas industriais, possui durabilidade elevada e é utilizado em aplicações permanentes, podendo ser exposto a intempéries, ser parafusada, pregada e receber acessórios metálicos.


A pedra é um material muito durável, mas caro devido a complexidade para modelagem. Com desenvolvimentos recentes em concreto, formas muito finas e complexas podem ser criadas para parecerem pedra.


Fonte: www.marshal.uk.com

Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts
bottom of page