Apple, uma Jornada inspiradora

Pense em uma maçã, mas na cor cinza com uma mordida em um dos lados. Visualizou? Bem, esse é apenas um dentre inúmeros exemplos de marcas consagradas que procuram adequar-se a “vibe” atual, sem perder seu conceito original.


Com um logo fácil de memorizar e que rapidamente permite seu reconhecimento, a Apple, uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, tem a simplicidade de uma maçã mordida como marca registrada desde 1977. Mesmo assim, isso não impediu algumas pequenas alterações ao longo de sua trajetória, para que as pessoas percebessem que a Apple está em constante evolução para encantar e facilitar a vida de todos ao máximo.


Veja como a gigante da tecnologia enxerga o design desde os anos 1970 e mostra como ele pode e deve ser usado como um gatilho para a transformação tecnológica e cultural.



1976

Criador: Ron Wayne e Steve Jobs

Um dos fundadores da Apple


O desenho inspirado em uma das frases do poema "O Prelúdio" de William Wordsworth - A mind forever Voyaging through strange seas of thought, alone - em tradução livre, "Uma mente para sempre viajando pelos estranhos mares do pensamento” aparece na borda do logo escrita a nanquim . No centro, Isaac Newton, o homem que revolucionou a ciência com suas descobertas sobre a gravidade, está sentado sob uma macieira, para remeter à representação da famosa queda da maçã que o estimulou a formular a Teoria da Gravidade.



logo apple 1976
Primeiro logo da Apple, 1976

____________________________________________________________________________________________



1977-1998 - Rainbow Apple

Criador: Rob Janoff

Designer gráfico americano


Criado por Rob Janoff o design da maçã com uma mordida foi com uma proposta provocativa, um jogo sutil de palavras: "bit" significa "mordida" em inglês, que por sua vez soa como byte, uma unidade de medida em tecnologia de computador ". “Byte into an Apple” (algo como um “byte dentro de uma maçã” ou ainda “morda uma maçã). Além disso, esse novo padrão para o logo da empresa foi uma referência ao Apple II, primeiro computador do mundo com tela colorida. Já a mordida foi um recurso iconográfico para não confundir a maçã com um tomate cereja, uma vez que ambos têm forma parecida.


____________________________________________________________________________________________



1998

Criador: Jonathan Ive

Designer gráfico americano


Em 1998 a Apple desiste do arco-íris e opta por exibir um logo no espectro monocromático com o lançamento de seu novíssimo iMac G3, diferente de qualquer computador convencional anterior . Além do policromatismo do logo poder causar um conflito estético com o invólucro dos novos computadores e ter um quê infantil, a Apple queria mostrar que a empresa havia amadurecido. Daí a cor preta simbolizando estilo, tecnologia, qualidade e excelência.



____________________________________________________________________________________________



2003-2007

Designer gráfico


Com o tempo, a Apple fez alguns ajuste no logotipo monocromático para dar um toque mais estilizado. O novo logo ganhou uma aparência vítrea com sombreado na parte superior para conferir um ar sofisticado e estiloso ao design.


________________________________________________________________________________________________



2007-2013

Designer gráfico


Em 2007, a Apple decidiu mudar o visual vítreo da maçã e adotar um tons de cinza, semelhantes ao metal e alumínio com brilho, para destacar inovação e ousadia tecnológica, mas sem comprometer a credibilidade. Um estilo minimalista limpo, sofisticado e relevante para o momento.









Da primeira versão de seu design com Isaac Newton, passando pelo espectro de cores do arco-íris, o logo monocromático até sua versão mais recente, a Apple está sempre em busca do melhor design.






Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts