Cartuja Qanat - Solução milenar para conter o calor
Frente ao impacto das mudanças climáticas que influenciam o aumento das temperaturas, perturbando os padrões climáticos e o equilíbrio da natureza, a saída é buscar o mais rápido possível soluções para readaptar a vida urbana à essa tórrida realidade.
E isso não é algo distante de nós. Com recursos limitados, soluções arquitetônicas e de design invariavelmente irão precisar passar por transformações, para atender residências e empreendimentos comerciais em um cenário pós-mudanças climáticas.
Conhecida pelo calor durante os meses de verão (38ºC), a cidade de Sevilha (sul da Espanha) já recorreu a uma solução milenar para enfrentar nos próximos anos temperaturas extremas, 50 graus por dias consecutivos.
Trata-se do projeto Cartuja Qanat, inaugurado na ilha de Cartuja. Lá, os espaços públicos foram climatizados com uma velha tecnologia trazida pelos dos povos árabes chamada “qanat”.
Surgida há 3 mil anos, a técnica é voltada para a construção de grandes canais subterrâneos para transportar água por vários quilômetros até o centro das cidades. Nesses locais, onde houver água fria e o terreno também for frio, haverá um resfriamento natural. Ou seja, o ar será mais fresco ao circular.
O custo total do projeto é de 5 milhões de euros (cerca de R$ 25,8 milhões), 80% dos quais cobertos pela Ações Urbanas Inovadoras (UIA, sigla em inglês). Os outros sócios são a Empresa Metropolitana de Abastecimiento de Agua de Sevilla (Emasesa, sigla em espanhol), a prefeitura da cidade e a Universidade de Sevilha.
O projeto começou a ser reproduzido também em outros locais de Sevilha e, possivelmente, deve seguir para outras cidades do mundo pelos próximos anos devido à urgência contundente das mudanças climáticas.
Uma outra opção também milenar que pode (e deve) ser adotada é a Técnica dos captadores de vento utilizado em Yazd, no Irã, onde torres de vento com aberturas foram instaladas para permitir a entrada de ar e ventilar as construções. O ar mais fresco desce até a parte inferior, e expulsa o ar mais quente por outra abertura. Às vezes, o ar seco e quente que entra pelas torres passa por qanats subterrâneos ou por outras superfícies com água, voltando a sair, mais úmido e frio, por outra abertura.
#aquecimentoglobal #meioambiente #o #sustentabilidade #natureza #mudan #efeitoestufa #asclim #ticas #ecologia #amazonia #brasil #desmatamento #vel #clima #polui #mudancasclimaticas #climatechange #planetaterra #reciclagem #floresta #repost #acordodeparis #arvore #tica #globalwarming #nature #salveoplaneta
Comments