top of page

Cartuja Qanat - Solução milenar para conter o calor

Frente ao impacto das mudanças climáticas que influenciam o aumento das temperaturas, perturbando os padrões climáticos e o equilíbrio da natureza, a saída é buscar o mais rápido possível soluções para readaptar a vida urbana à essa tórrida realidade.


E isso não é algo distante de nós. Com recursos limitados, soluções arquitetônicas e de design invariavelmente irão precisar passar por transformações, para atender residências e empreendimentos comerciais em um cenário pós-mudanças climáticas.


Conhecida pelo calor durante os meses de verão (38ºC), a cidade de Sevilha (sul da Espanha) já recorreu a uma solução milenar para enfrentar nos próximos anos temperaturas extremas, 50 graus por dias consecutivos.


Trata-se do projeto Cartuja Qanat, inaugurado na ilha de Cartuja. Lá, os espaços públicos foram climatizados com uma velha tecnologia trazida pelos dos povos árabes chamada “qanat”.


Surgida há 3 mil anos, a técnica é voltada para a construção de grandes canais subterrâneos para transportar água por vários quilômetros até o centro das cidades. Nesses locais, onde houver água fria e o terreno também for frio, haverá um resfriamento natural. Ou seja, o ar será mais fresco ao circular.



O custo total do projeto é de 5 milhões de euros (cerca de R$ 25,8 milhões), 80% dos quais cobertos pela Ações Urbanas Inovadoras (UIA, sigla em inglês). Os outros sócios são a Empresa Metropolitana de Abastecimiento de Agua de Sevilla (Emasesa, sigla em espanhol), a prefeitura da cidade e a Universidade de Sevilha.



O projeto começou a ser reproduzido também em outros locais de Sevilha e, possivelmente, deve seguir para outras cidades do mundo pelos próximos anos devido à urgência contundente das mudanças climáticas.


Uma outra opção também milenar que pode (e deve) ser adotada é a Técnica dos captadores de vento utilizado em Yazd, no Irã, onde torres de vento com aberturas foram instaladas para permitir a entrada de ar e ventilar as construções. O ar mais fresco desce até a parte inferior, e expulsa o ar mais quente por outra abertura. Às vezes, o ar seco e quente que entra pelas torres passa por qanats subterrâneos ou por outras superfícies com água, voltando a sair, mais úmido e frio, por outra abertura.



Kommentare


Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts

Boulevard 28 de Setembro

389 505  Vila Isabel

Rio de Janeiro

21 2578 6600

21 2576 7609

Alinhada às exigências do mercado e focados em escolhas criteriosas, respeitando as particularidades de nossos clientes, a CLA Programação Visual transformou cada projeto de design de sinalização em um ambiente especial para você.

CLA PROGRAMAÇÃO VISUAL

ENDEREÇO

COPYRIGHT 2015

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

DIREITOS AUTORAIS

bottom of page