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Embalagem como ferramenta de comunicação - Case AeroClassic


A comunicação não é apenas criada pela linguagem, mas com cores, forma, fragrância e ruído. A primeira coisa que um comprador percebe em uma embalagem são cores e formas. Isso mostra o quanto o invólucro desempenha um papel essencial . Daí, ser considerada como um importante critério de diferenciação e para comunicar a qualidade da mercadoria . Portanto, não basta apenas prometer qualidade no texto, para convencer os consumidores de forma coerente. É necessário um apelo estético convincente.

Já se passaram 30 anos que a designer Cynthia Araujo resolveu empreender e não simplesmente abrir um escritório (CLA Programação Visual), mas ser uma mola propulsora da economia e da sociedade.


Embora já há alguns anos a empresa seja referência em projetos de sinalização ambiental e wayfinding, no início a CLA trabalhou com design de embalagem. Um dos primeiros clientes do escritório foi o ex-sócio da Aviator que contratou a designer para desenvolver a marca e todos os itens de da Aeroclassic, sua nova loja e uma das primeiras de moda masculina nos moldes das butiques americanas.

Todos os layouts inspirados no aviador, nas nuvens e nos aviões foram feitos à mão com a ajuda de uma copiadora Xerox. Ainda não trabalhávamos com o computador, que estava chegando ao Brasil. Contei muito com o talento e o profissionalismo de meu inesquecível parceiro, Glauco Araujo ( in memorian) , para realizar esse projeto, conta Cynthia.

Diz o provérbio que a roupa faz o homem. Mas, vamos combinar, que a embalagem faz os produtos. A dupla optou por dois materiais ainda inéditos nos anos 90 para desenvolver “A” embalagem para as camisas polo vindas dos EUA: os versáteis e resistentes cartão kraft e kraft corrugado.

Vale lembrar que uma embalagem desempenha um papel crucial para o sucesso de um produto e deve corresponder ao público-alvo. Isso torna o design da embalagem de um produto (forma e materiais, cor, texto e imagens) um fator importante na tomada de decisão de compra. Às vezes, o fracasso de um produto não é porque a pessoa errada é abordada, mas por causa do que você diz a ela.


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