top of page

Logotipo ou logomarca, eis a questão

  • Pedro Paiva
  • 11 de mai. de 2021
  • 1 min de leitura

Independentemente do que você venda ou ofereça, entrar no mercado exige muito empenho principalmente na hora da escolha de um logotipo. Ou seria logomarca?



Na verdade, o correto, o cerne da identidade visual de uma marca é logotipo. Vamos explicar o porquê:


Logo - Vem do grego "logos" que quer dizer "significado" ou "palavra". É um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente tem um nome e um símbolo que representa uma marca, organização, empresa ou produto.


Exemplo: O cavalinho empinado é o logo da Ferrari.




Marca é a representação de um conceito, conjunto de elementos que dão valor a uma organização, empresa ou produto.


Exemplo: A cor Vermelho Ferrari faz parte da marca Ferrari.




Etimologicamente, marca (do germânico Marka) e logos são palavras sinônimas: ambas exprimem “conceito ou significado”.


Portanto, "Logomarca" seria "significado do significado", um neologismo redundante que não faz o menor sentido. Esqueça!



Logotipo - Formado por dois termos gregos: logos (significado) e typos (símbolo gráfico ou figura), logotipo é o arranjo visualmente distinto de letras pelas quais empresas, organizações ou produtos são reconhecidos.


Exemplo: A palavra Ferrari que é prontamente identificada em qualquer situação.



Você sabia...


Em 1875 a marca de cerveja Bass Pale Ale foi a primeira marca patenteada no Reino Unido. Com um design simples composto por um triângulo vermelho, a cerveja produzida por William Bass foi a mais comercializada em 1890 e foi imortalizada ao ser mencionada no romance "Ulysses" do escritor irlandês James Joyce e em uma série de obras de arte modernistas, incluindo pinturas e colagens de Pablo Picasso e no óleo sobre tela "Un bar aux Folies-Bergère" de Édouard Manet, exibido no Salão de Paris em 1882.











Kommentare


Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts

Boulevard 28 de Setembro

389 505  Vila Isabel

Rio de Janeiro

21 2578 6600

21 2576 7609

Alinhada às exigências do mercado e focados em escolhas criteriosas, respeitando as particularidades de nossos clientes, a CLA Programação Visual transformou cada projeto de design de sinalização em um ambiente especial para você.

CLA PROGRAMAÇÃO VISUAL

ENDEREÇO

COPYRIGHT 2015

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

DIREITOS AUTORAIS

bottom of page