Comunicação visual, sinalização ou wayfinding


Os três utilizam uma ampla gama de ferramentas (gráficos, ícones e ilustrações, bem como o uso efetivo de cores e fontes) para transmitir uma mensagem ou informação.


Para entender melhor , vamos dar uma olhada no que os define e como eles podem trabalhar para o seu negócio.



Sinalização

Dos três termos a sinalização é o mais genérico e refere-se a um sistema que tem como objetivo a regulamentação de pessoas e veículos.

É um sistema que determina condutas com sinais universais identificados por todos, mas sem causar poluição visual no ambiente.


Deve ser chamativa com informações claras e de rápido entendimento.


São placas normatizadas, padronizadas e eventualmente já produzidas.

O termo sinalização teoricamente é designado para o sistema de informação visual destinado às placas viárias urbanas e rodoviárias, às placas de rota de fuga em casos de emergência e às placas de equipamentos de segurança e combate à incêndio.

A sinalização em inglês, chama-se sign e em espanhol chama-se siñalización.

Sinalização de rota de fuga e combate a incêndio
Sinalização de rota de fuga
Sinalização viária

Comunicação Visual

É bem provável que comunicação visual seja o termo mais usado por profissionais, designer, arquitetos, engenheiros e fornecedores.

Tem como objetivo identificar, sinalizar, direcionar e facilitar o acesso de pessoas a determinados espaços existentes, com um sistema apropriado com opções de ações.

Os sistemas devem ser criados ou adaptados a cada uma das situações, conforme as necessidades que determinam o sistema.

As informações são consequências de problemas ou necessidades específicas do ambiente.


O código de leitura e as informações devem ser parcialmente conhecidos.


As placas devem ser padronizadas e normatizadas pelo sistema projetado e sujeitas às características do entorno.

Fornece ao entorno características de identidade e diferenciação, reforça a imagem ou marca do local, podendo ser baseada na identidade visual ou derivá-la.


Não impõem atenção e nem provoca impacto ao público.

Utiliza a regra da máxima informação com o mínimo de elementos, com o mínimo de esforço de leitura do usuário, desaparecendo o mais breve possível do campo de conhecimento do usuário.

A comunicação visual também é chamada de sign ou signage, em inglês, e señalética em espanhol.

Indicada aos sistemas empregados em ambientes residenciais, empreendimentos empresariais e comerciais, como condomínios, prédios residenciais e de escritórios, shoppings e galerias comerciais, hotéis, museus e clínicas médicas.


Comunicação Visual em hotel
Comunicação Visual em edifício empresarial
Comunicação Visual em edifício comercial

Wayfinding

O termo wayfinding começou a ser utilizado na década de 60 por arquitetos e designer. Sua principal característica é a preocupação com a orientação ambiental do indivíduo e tornar o trajeto mais seguro, agradável e fácil para quem o percorre a fim de que a pessoa não se perca no caminho.

A partir das premissas da sinalização, wayfinding é um sistema de fácil navegação e orientação com design consistente, organização clara e compreensível, bem visível e facilmente reconhecível.

Tem identificação exclusiva e destacada do ambiente, utilizando cores e formas em um mesmo sistema.

Apresenta preocupação com os aspectos relacionados à mobilidade.

Não identifiquei o relativo a wayfinding em português e espanhol.


Talvez ainda sejam identificados como comunicação visual e señaletica.

O Wayfinding, pelas suas características, é amplamente utilizado em aeroportos, estádios esportivos, centro de eventos, parques, grandes eventos esportivos e estacionamentos.

Wayfinding em aeroporto de Amsterdam
Wayfinding nos jogos olímpicos de Londres 2012

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