top of page

Design ambiental e segurança pública



Guaritas no meio da calçada; cancelas, portões no início e no fim da rua, acionados automaticamente por moradores ou seguranças autorizados a monitorar e limitar o acesso de quem entra e quem sai.


A descrição pode até parecer comum a um condomínio, mas só que não. A cada dia cresce a quantidade de ruas em áreas nobres e em bairros da periferia com essas características. Devido ao aumento da criminalidade e da violência, moradores se viram forçados a adotar medidas que restringem o acesso em vias, até então públicas, a fim de inibir a ação de criminosos.



Critérios esses legitimados pelo medo afeta o comportamento e a percepção do entorno resultando em uma sensível modificação do espaço e da paisagem urbana de várias cidades brasileiras.


Mas como o design poderia contribuir para a criação de um ambiente mais seguro?


Uma resposta multidisciplinar que envolve o design gráfico ambiental (informação), arquitetura (edificação), além de questões políticas, ambientais, psíquicas e comportamentais.



Mas como nossa atuação é design de sinalização ambiental vamos falar de uma ferramenta de planejamento desenvolvida na década de 1960 chamada Prevenção de Crimes através do Design Ambiental ou #CPTED. Essa ferramenta propõe a implementação de melhorias em ambientes físicos por meio de intervenções de design ambiental. Em outras palavras, projetos que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas, engajá-las no cuidado com o seu espaço; projetos que deem maior visibilidade ao que está acontecendo ao redor; elaborem projetos de design que influenciem a percepção de que se tem do espaço , além de criar um link com áreas próximas para aumentar proteção e segurança.





Por exemplo, ambientes com muitos estímulos visíveis podem inibir ou provocar certas atividades práticas ilícitas. Ao passo que ao desenvolvermos um projeto de design ambiental bem iluminado e com elementos de sinalização bem visíveis a determinadas distâncias, a tendência é coibir a incidência de crimes e o medo de meliantes.


O design ambiental no contexto das grandes metrópoles brasileiras permite entender fatores fundamentais para percepção de segurança.




Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts
bottom of page