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Design de embalagem de latas de alimentos

Quem não se lembra das gôndolas de supermercados abarrotadas de latas em folha de flandres de diversos tamanhos para acondicionar azeites e conservas? Hoje, uma raridade no comércio. Mas há mais de 30 anos, elas eram soberanas nas prateleiras.


Antes de criar a CLA Programação Visual, a designer Cynthia Araujo era uma das mentes criativas da A3, um dos mais badalados escritórios carioca de design na década de 80 formado só por mulheres. Um dos projetos com sua assinatura que ganhou mais destaque aconteceu em 1986, quando José Teófilo, proprietário da antiga Castelo de Alvear Indústria Alimentícia, a convidou para desenvolver o conceito de design de embalagem de toda linha de produtos (doces em calda, azeite, conservas de azeitonas pretas e verdes e pickles) da Castelo de Alvear.



A grande sacada de Cynthia foi elaborar um design que destacasse os produtos como algo para paladares exigentes e refinados. Daí, a necessidade de contar com um pool de profissionais gabaritados, como o ilustrador Gerson Azevedo Lessa, as lentes de Guido Paterno Castelo, quem aliás indicou uma produtora de alimentos para para deixar as azeitonas com uma textura atraente na hora em que fossem fotografadas.



O nível de complexidade desse projeto exigiu que fossem necessárias várias reuniões e inúmeras visitas à indústria para acompanhar desde a fabricação das latas, passando pelo envase dos produtos até a aprovação das impressões offset para os rótulos em papel e impressão em folha de Flandres para os azeites.


Embalagens para armazenamento de alimentos exigem uma proteção interna que impeça o contato entre o aço e o alimento. Esse envoltório deve apresentar características resistentes a impactos e variações de temperatura.


No meio do logotipo há um castelo que simboliza a tradição. Essa ideia ajuda os olhos do observador a focar na mensagem essencial: trata-se de um azeite de qualidade e que carrega todas as peculiaridades dessa herança. As cores vermelha e amarela rementem à Espanha, maior consumidor e produtor de azeites no mundo.



Ineditismo. O conceito foi focado, na época, na estratégia de design em retratar o hábito saudável e secular de consumir o azeite de oliva. Algo que ganhou eco há poucos anos com o boom de variedades desse "ouro líquido" nos mercados e deu voz aos azeitólogos.



A embalagem é um dos elementos mais importantes que caracterizam o design do produto. Não se trata apenas de apuro estético, para criar uma primeira impressão positiva para o consumidor, mas sim todo um código de comunicação.

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