Sinalização ambiental para um mundo mais sustentável



Um início de mês importante não só para nós, mas para as gerações futuras. Uma oportunidade singular para refletir sobre a importância de #medidas de #recuperaçãodeecossistemas degradados ou destruídos e iniciativas para preservá-los. Aliás, esse é o tema deste ano para a celebração do #DiaMundialdoMeio-Ambiente (dia 5 de junho) quando também será lançada a #DécadadaONU2021 a 2030, um apelo para a #revitalização dos #ecossistemas do mundo, para beneficiar as pessoas e a natureza.


Mas o que isso teria a ver com #design?


Diríamos que tem muito a ver com o comportamento das pessoas que o projetam, já que todos estamos diante de um #cenário cada vez mais preocupante em termos da escassez de #recursosnaturais. Cabe aos designers a responsabilidade de manterem o foco em #materiais #ecologicamente viáveis ; o #usointeligente dos recursos naturais a fim de que possam se regenerar; motivar tanto a pessoas físicas quanto a empresas a estilos de vida mais #sustentáveis; trabalhar com #fornecedores que valorizem a #sustentabilidade. Ou seja, repensar o comportamento de consumo.



Desenvolver projetos de #designdesinalização e #wayfinding de maneira sustentável na CLA Programação Visual não é novidade. Mesmo antes do #conceitodesustentabilidade, temas ligados à #proteçãoambiental, #criseclimática e #gestãoderecursos, procuramos ir um pouco além de satisfazer o desejo de nossos clientes, mas motivar, despertar a atenção de #empreendedores, #usuários e você aí do outro lado da tela que nos acompanha, curti nossas postagens e interage conosco a importância dos contextos #ecológico, #econômico, #cultural e #social na hora de elaborar projetos para solucionar problemas reais. Não só apuro estético para se destacar no mercado, mas também os desafios reais que temos em um #planeta limitado.


Materiais que utilizamos há anos e são #ecologicamentecorretos:


* Madeira plástica Ecowood (#madeiraplasticaecowood)

Procuramos sempre analisar os riscos técnicos decorrentes de determinados materiais para serem usados em elementos de sinalização. A ecowood (madeira plástica ecológica) é uma excelente alternativa, já que se trata de uma madeira de manejo sustentável de longa durabilidade, ótimo #isolamentoacústico, #absorçãodecalor e frio idêntico à #madeiranatural e não exige manutenção.



* Madeira Pinus (#madeirapinus)

De cor clara, baixa densidade e secagem relativamente fácil a madeira de Pinus é bem utilizada na #construçãocivil, #móveis, #estrados, #caixotarias e #embalagensdemadeira, além de poder ser convertida em madeira serrada ou em #lâminas. Vale ressaltar que a Pinus é também empregada na produção de #celulose (#papéis e #papelões) e #produçãodeenergia.


* Vidro temperado (#vidrotemperado)

Hoje, ao elaborarmos um projeto de sinalização, nossa primeira preocupação é ter a certeza de que ele não irá causar um impacto prejudicial ao #meio-ambiente. Procuramos ser criteriosos na escolha de cada tipo de material a ser empregado no projeto de sinalização.



O vidro temperado tem uma participação determinante nesse cenário. Cinco vezes mais #resistente que o vidro comum é um material #100%reciclável que possibilita o uso máximo de #iluminaçãonatural, integração de áreas externas e internas, redução de calor e, em caso de quebra, não há formação de cacos pontiagudos como acontece com os vidros comuns.


* Iluminação LED (#iluminaçãoled)

A tecnologia de LED já é uma realidade para criar #ambientes perfeitos, gerar uma economia de eletricidade de 70% em comparação as lâmpadas comuns, aumentar a lucratividade por possuir um ciclo de vida útil maior, além de garantir visibilidade suficiente aos usuários, uma vez que os emissores de luz são muito mais eficientes em termos de #energia do que as #lâmpadasfluorescentes.



No caso dos #shoppin centers, a iluminação em LED cria uma estética que se encaixa na aparência de cada ambiente com sua forma expressiva. À noite, essa iluminação garante uma visibilidade ainda melhor, no caso de permanência ou acesso a novos ambiente com #conforto.


* MDF (#mediumdensityfiberboard)

Resultado de uma liga de fibras de madeira de reflorestamento como #pinus ou #eucalipto, prensadas a 200ºC, o #MDF é 100% ecológico podendo ser utilizado para divisão de #ambientescorporativos e em #escrivaninhas, #prateleiras, #racks, #tamposdemesas e na #construçãodeportas,#batentes e #balaústres.


Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts