Wayfinding e Transtorno do Espectro Autista (TEA)





Popularmente conhecido como #autismo, o #TranstornodoEspectroAutista (#TEA) é um #distúrbio do #desenvolvimentoneurológico que, segundo a Organização Mundial da Saúde (#OMS) afeta 1 em cada 160 crianças no mundo. Só no Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas nessas #condiçõesmédicas caracterizadas pela dificuldade de comunicação e de interação social, além de padrões comportamentais repetitivos e restritivos.


A discussão nesse sentido vem ganhando força nos últimos anos e desafiando designers a pensar os #espaços de forma #inclusiva. E isso implica em um olhar voltado às sensações e percepções que os #ambientes exercem no #comportamentodaspessoas.


Quando o assunto é #autismo não dá para incluir todos em um só caso. Se cada pessoa tem uma característica, uma particularidade, com o #autista não é diferente.


Desenvolver um projeto de #sinalizaçãoambiental e #wayfinding para #empreendimentoscomerciais e #residenciais que incluam, também, portadores de TEA exige de nós, #designers, a necessidade de saber interpretar previamente o comportamento e atitudes dessas pessoas, para criar um #ambienteacolhedor, #seguro, #organizado e #estável para que possam interagir com o mundo externo.


Para uma orientação eficaz :


• Cada ambiente dentro de um espaço tenha uma identidade identificável, para que sirvam de referência a essas pessoas e assim façam associações para que possam se orientar;


• Elaborar pontos de referência com dicas de #orientação;


• Desenvolver #caminhoscontínuos, com início e fim claros;


• Não explorar tantas opções de navegação.



CORES IDEAIS


Azul - estimula o sentimento de calma e equilíbrio.


Laranja e amarelo - essas duas cores exercem influências no bom humor, criatividade e estimulam a socialização .



AZUL DA COR DO MAR

A cor azul foi definida como a cor símbolo do autismo. A ideia por trás dessa escolha é que a #síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina (#autismoclássico) e de dez meninos para cada menina (#autismodealtafuncionalidade).



FITA DA CONSCIENTIZAÇÃO

A fita que caracteriza o autismo também é utilizada também em outras causas. A diferença está na escolha de #cores diferentes e a simbologia das peças de um quebra cabeça que representam as diferentes pessoas e famílias que convivem com o Transtorno.


As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à #conscientização da sociedade em geral.


É preciso que cada vez mais empreendimentos comerciais, equipamentos públicos e escolas busquem integrar pelo convívio portadores de TEA e levar em consideração suas necessidades.



Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts