Wayfinding e Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Popularmente conhecido como #autismo, o #TranstornodoEspectroAutista (#TEA) é um #distúrbio do #desenvolvimentoneurológico que, segundo a Organização Mundial da Saúde (#OMS) afeta 1 em cada 160 crianças no mundo. Só no Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas nessas #condiçõesmédicas caracterizadas pela dificuldade de comunicação e de interação social, além de padrões comportamentais repetitivos e restritivos.
A discussão nesse sentido vem ganhando força nos últimos anos e desafiando designers a pensar os #espaços de forma #inclusiva. E isso implica em um olhar voltado às sensações e percepções que os #ambientes exercem no #comportamentodaspessoas.
Quando o assunto é #autismo não dá para incluir todos em um só caso. Se cada pessoa tem uma característica, uma particularidade, com o #autista não é diferente.
Desenvolver um projeto de #sinalizaçãoambiental e #wayfinding para #empreendimentoscomerciais e #residenciais que incluam, também, portadores de TEA exige de nós, #designers, a necessidade de saber interpretar previamente o comportamento e atitudes dessas pessoas, para criar um #ambienteacolhedor, #seguro, #organizado e #estável para que possam interagir com o mundo externo.
Para uma orientação eficaz :
• Cada ambiente dentro de um espaço tenha uma identidade identificável, para que sirvam de referência a essas pessoas e assim façam associações para que possam se orientar;
• Elaborar pontos de referência com dicas de #orientação;
• Desenvolver #caminhoscontínuos, com início e fim claros;
• Não explorar tantas opções de navegação.
CORES IDEAIS
Azul - estimula o sentimento de calma e equilíbrio.
Laranja e amarelo - essas duas cores exercem influências no bom humor, criatividade e estimulam a socialização .
AZUL DA COR DO MAR
A cor azul foi definida como a cor símbolo do autismo. A ideia por trás dessa escolha é que a #síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina (#autismoclássico) e de dez meninos para cada menina (#autismodealtafuncionalidade).
FITA DA CONSCIENTIZAÇÃO
A fita que caracteriza o autismo também é utilizada também em outras causas. A diferença está na escolha de #cores diferentes e a simbologia das peças de um quebra cabeça que representam as diferentes pessoas e famílias que convivem com o Transtorno.
As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à #conscientização da sociedade em geral.
É preciso que cada vez mais empreendimentos comerciais, equipamentos públicos e escolas busquem integrar pelo convívio portadores de TEA e levar em consideração suas necessidades.
Comentarios