Wayfinding e hospitalidade



Saber onde está e aonde ir é uma dessas características do design de sinalização que as pessoas não percebem conscientemente até que dê errado e se transforme em uma experiência confusa.


É no setor de hospitalidade (hotelaria e atividades ligadas à alimentação, bebidas, transporte e eventos) que projetos de wayfinding ganham mais evidência para determinar o sucesso de um empreendimento. Às vezes, logo à entrada.


Diante do cenário atual a rede hoteleira precisa superar as expectativas e reforçar relacionamentos. É importante considerar os hóspedes não apenas como viajantes, mas como amigos que vão circular pelos mais variados ambientes de seu hotel.


Decoração de qualidade, para mimar seu público-alvo, é muito importante para diferentes tipos de hospedagem (hotel, pousada, hotel fazenda, bed and breakfast, hotel histórico, flat ou apart-hotel, hostel ou albergue, casa de aluguel, guest house, pensão e motel).



Além de proporcionar experiências positivas, simples e eficazes aos hóspedes, há vantagens estratégicas ao investir em projeto de wayfinding, como, considerar as necessidades e comportamentos dos turistas e dos funcionários.


Analisar o projeto arquitetônico, a paisagem e o ambiente ao redor é fundamental tanto para definir os materiais mais adequados para os elementos de sinalização quanto garantir uma orientação confortável e segura.



Quem administra hotéis ou pousadas sabe que os hóspedes pagam mais por experiências únicas e memoráveis. Daí, a sinalização e wayfinding serem tidos como estratégicos para impulsionar o crescimento não só da rede hoteleira, mas de qualquer empreendimento comercial ou residencial, alavancando o desempenho de sua marca, além de comunicar seus valores e afirmar seu compromisso.


Em tempo. Wayfinding é toda a jornada, enquanto a sinalização é apenas um elemento, embora forte, dessa jornada.



Em todos os projetos desenvolvidos para rede hoteleira a CLA Programação Visual sempre procurou destacar uma comunicação visual clara, com mensagens concisas, para hóspedes, funcionários, fornecedores e, sem barreiras, para usuários com deficiência visual e cadeirantes.



Bem, todo esse empenho, ao longo dos anos, resultaram em convites irrecusáveis para assinar projetos para redes de hotéis consagradas no Brasil e no mundo.

Um desses megaprojetos foi para o mais novo empreendimento do Grupo Tauá de Hotéis: O Tauá Resort & Convention Alexânia.


O conceito do projeto de sinalização elaborado pelos designers da CLA foi baseado no conforto de um ambiente caseiro, mas com a linguagem de design contemporâneo para possibilitar que alguns espaços possam ter muitas possibilidades de utilização. Outro destaque fica por conta das cores que foram escolhidas para harmonizar com todo entorno e materiais como madeira certificada e chapa de aço galvanizado com acabamento em pintura automotiva acetinado que confere aos elementos de sinalização maior resistência a mudanças climáticas e fácil manutenção.




Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts